Cirurgia plástica: está chegando o novo protocolo!

O Brasil pode ter ainda este ano um novo protocolo de procedimentos médicos na área de cirurgia plástica. Se aprovado, fará parte da obrigação do cirurgião deixar com o paciente, antes mesmo da cirurgia, um documento comprovando que ele seguiu todas as recomendações pré-operatórias indicadas no procedimento. O projeto é discutido desde o início de 2009 na Câmara de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e professores universitários também participam dos debates sobre o novo protocolo, de acordo com o coordenador da Câmara, Antônio Gonçalves Pinheiro. Com sua aprovação, todos os médicos brasileiros deverão seguir e documentar padrões de segurança. Pinheiro ressalta que o protocolo não impedirá complicações nas cirurgias, mas vai assegurar uma responsabilização por cuidados essenciais com a segurança.

O presidente da SBCP, Sebastião Guerra, acredita que a fiscalização mais rigorosa da atividade vai depender do desenrolar do projeto. No entanto, reconhece que este protocolo irá aumentar a segurança do paciente e dos cirurgiões plásticos. O projeto prevê, por exemplo, que antes de o paciente dar entrada no hospital, o médico preencha um prontuário para assegurar que seguiu cuidados com exames pré-operatórios, o local, o material da cirurgia, etc.

A SBCP também está engajada em campanha de conscientização com o lema "A cirurgia plástica é com o cirurgião plástico", para estimular a cautela com profissionais sem formação específica na área.


Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC)

0 Comentários sobre "Cirurgia plástica: está chegando o novo protocolo!"

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre Cirurgia Plástica Estética