Cirurgia plástica na adolescência

O desenvolvimento físico dos jovens tem acontecido muito precocemente. Nas meninas, a primeira menstruação acontece por volta dos 11 anos em média, variando entre 9 e 16 anos. Com isso, o corpo sofre muitas modificações, que nem sempre são bem recebidas.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) afirma que, do total de cirurgias plásticas estéticas realizadas no Brasil entre 2007 e 2008, 13% foram feitas em adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos. Isso corresponde a cerca de 70 mil cirurgias plásticas em um ano.

Mas o que leva o adolescente a procurar o consultório de um cirurgião plástico? A insatisfação com o próprio corpo pode ser influenciada por diversos aspectos, como insegurança, complexos, modismo ou até mesmo complicações na saúde. O adolescente está passando por mudanças o tempo todo, por isso, casos de cirurgia plástica com justificativas exclusivamente estéticas devem ser analisados com muito cuidado.

Adolescência significa passagem. E a mudança constante de opiniões e vontades nessa fase da vida é extremamente comum. Portanto, o adolescente não se deve deixar influenciar pelos aspectos físicos impostos pela sociedade, a ponto de prejudicar a sua saúde ou integridade física e psicológica.

Confira no vídeo a opinião de profissionais a respeito deste assunto.

Fonte: Blog Adolescendo

0 Comentários sobre "Cirurgia plástica na adolescência"

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre Cirurgia Plástica Estética